sábado, 5 de novembro de 2011

Nem a mídia local nem a direita escondem: querem enfraquecer a ZFM




Se pudor fosse algo presente entre os donos do Partido da Imprensa Golpista (PIG) do estado, certamente eles estariam em crise moral por esses dias. O fim do mês de outubro foi fatal para os agentes midiáticos que durante meses propagaram falácias sobre o trato do governo Dilma e seus aliados locais com a Zona Franca de Manaus (ZFM). No aniversário da capital do Amazonas, a presidente tirou a máscara da direita e demarcou claramente a fronteira que separa governo e oposição sobre o modelo de desenvolvimento econômico da região.

Durante a cerimônia de entrega da Ponte sobre o Rio Negro, Dilma assinou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) reivindicada pelo governador Omar Aziz (PSD) e os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Eduardo Braga (PMDB), cujo texto estipula a prorrogação da ZFM por 50 anos e a extensão de seus benefícios para a Região Metropolitana de Manaus. Pautado ainda durante a campanha eleitoral de 2010, o projeto tende a catapultar o já aquecido mercado local e interiorizar a geração de empregos, uma demanda secular praticamente.

A partir disso, o que se vê são os partidos conservadores ignorarem toda a dissimulação utilizada até aqui e partirem para o ataque frontal. A forma que eles utilizaram para protelar a PEC foi retirar da gaveta uma de suas Medidas Provisórias (MP’s) que já tramita há algum tempo no Congresso Nacional: a da Música, que pretende abrir para todas as regiões do país os benefícios fiscais para a produção de CD’s e DVD’s. Combatida pela senadora Vanessa desde quando era deputada federal, a MP deixará cerca de 7 mil pessoas que operam a fabricação de tais produtos no Pólo Industrial de Manaus (PIM) desempregados, já que a equiparação de isenções fiscais para todo Brasil levará as empresas a migrarem naturalmente para os grandes centros consumidores do país, leia-se: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros.

Se já não engoliram terem de noticiar a iniciativa de Dilma, pior ainda ficaram os militantes do PIG baré tendo de dizer que a tal MP é de autoria de Otavio Leite, deputado federal do Rio de Janeiro pelo PSDB de seus aliados Arthur Virgilio Neto e José Serra. O desespero não é para menos. Durante vários meses, as viúvas midiáticas dos tucanos engajaram-se numa campanha sem medidas para desmoralizar Vanessa e a maioria dos membros da bancada amazonense em Brasília. Articulistas de um jornal que estamparam Serra na capa de uma edição dominical despejaram termos como “bancada débil” e “submissa a Dilma”. Mas enlouqueceram com o anúncio recente da presidente.

Um apresentador da afiliada da Globo chegou a dizer que isso poderia demorar anos para ser aprovada e deve se contorcer a cada vez que anunciam os esforços em aprovar a PEC ainda esse ano.

Como já demonstraram possuir uma pequena reserva de moral, resta ao PIG exercer o direito que seus amiguinhos já cansaram de usufruir depois da eleição do ano passado: o de espernear!

Nenhum comentário: