domingo, 6 de novembro de 2011

Com a contribuição da blogosfera, autor de “Dinho, herói da Amazônia” publica obra

Conversei neste sábado (5) com José Barbosa, personagem da entrevista que publicamos aqui no dia 12 de outubro. E que 10 minutos de conversa! Tempo suficiente para identificar a capacidade da blogosfera em interferir na agenda pública do estado. Até aquele dia do mês passado, o autor de “Dinho, herói da Amazônia” era só idéias e algumas portas fechadas. Nesse fim de semana, pasmem, ele aproveita a realização da Conferência Estadual do PCdoB e convida para o lançamento do livro, que, já divulgo, ocorrerá dia 27 desse mês, a partir das 9h, no Parque da Expoagro.

Antes de levar seus futuros leitores a virarem página por página, ele mesmo teve de fazer isso para publicá-la. Venceu a resistência de editoras locais, temerosas pela polêmica abordada no livro e pelas perseguições que ele sofre, e foi recebido pela BK Editora. Por meio da entrevista inclusive, o aproximamos dos responsáveis pelo “Institucional Adelino Ramos”, sediado em São Paulo. “Eles queriam que eu tivesse lá hoje, mas por conta dos compromissos aqui não deu”, disse ele.

Agora, está definido. O lançamento sairá da forma como planejou: na data em que se faz 6 meses do assassinato do líder camponês e com um ato político para cobrar celeridade da justiça na punição aos assassinos.

Em plena efervescência na produção literária, ele divulga a atividade ao mesmo tempo em que oferece o “Chapada – Do Ceará à Amazônia”, lançado no aniversário de Manaus, 24 de outubro, e no qual narra a viagem de 18 dias de 1.300 cearenses para chegar aqui, se instalar e edificar o bairro homônimo. Essa obra também foi publicada pela BK e está à venda em livrarias e bancas.

Parabéns ao bravo, aguerrido e inquieto escritor José Barbosa!

Nenhum comentário: